Faro – Cork na Ryanair: Novo Destino na Irlanda

A cidade irlandesa de Cork, situada a Sudoeste de Dublin, é a mais recente rota da low cost Ryanair a partir da base de Faro.

As operações iniciam-se a 1 de Junho e a frequência dos voos será trissemanal (Terças, Quintas, Sábados). No entanto, os preços parecem pouco low cost, já que é anunciado um valor de 75 euros por trajecto entre as duas cidades.

Cork é a segunda maior cidade da Irlanda com uma população aproximada de 120 000 habitantes. Para visitar Cork não é necessário alugar um carro ou andar de transportes públicos.

O centro histórico é relativamente pequeno e os principais pontos de interesse encontram-se próximos uns dos outros, pelo que caminhar a pé é o modo ideal de descobrir a cidade.

A principal artéria da cidade é a Patrick Street. Aqui pode encontrar inúmeras lojas, cafés, e artesanato típico irlandês. Nas ruas adjacentes pode descobrir os sabores intensos da gastronomia irlandesa. Entre os diversos restaurantes existentes destaca-se Clancy’s, onde ainda pode ouvir música tradicional de Quinta-feira a Domingo. Para sair à noite sugere-se o pub Maguire’s Warehouse, de estilo clássico, onde pode encontrar artefactos e objectos únicos em diversos materiais.

As principais atracções turísticas da cidade são o Castelo de Blarney, a Igreja de Shandon com os seus sinos melodiosos, o Old English Market cuja origem remonta ao século XVII e onde pode sentir os intensos sabores e odores dos produtos mais frescos da Irlanda e a Crawford Municipal Art Gallery com obras de diversos artistas irlandeses como Jack Yeats, Sir John Lavery, Daniel Maclise ou William Orpen.

Apesar das tarifas não serem necessariamente apelativas, pode aproveitar as campanhas promocionais da Ryanair para reservar a sua viagem.