Fim de Semana em Edimburgo com a KLM

A capital da Escócia, é um dos destinos em destaque na KLM para visitar durante este ano. A cidade situada na margem do rio Forth e com uma população aproximada de meio milhão de habitantes é uma das cidades mais vibrantes e interessantes da Grã-Bretanha do ponto de vista cultural e histórico.

A cidade encontra-se dividida em dois sectores distintos do ponto de vista da arquitectura e da malha urbana, nomeadamente pela “Old Town” caracterizada pelas suas ruas empedradas e de estilo medieval e a “New Town” marcadamente neo-clássica. Ambas foram declaradas Património Mundial pela UNESCO.

A paisagem do centro histórico é dominada pela Catedral de Saint Giles, pelo museu Real da Escócia, pela Universidade de Edimburgo fundada no século XVI, o Parlamento Escocês e pela Royal Mile que não é mais do que um conjunto de ruas que liga o Castelo de Edimburgo à Abadia e ao Palácio de Holyrood, sendo rodeado por diversos cafés, restaurantes e lojas típicas.

A “New Town” foi construída durante os séculos XVIII e XIX pelo arquitecto James Craig. Nesta parte da cidade dominam os edifícios georgianos que podem ser encontrados na principal artéria comercial da cidade como a Princes Street. Outros pontos de interesse são a Galeria Nacional da Escócia, e o Scott Monument.

A cidade de Edimburgo também é conhecida pelo seu Festival de arte e cultura que decorre durante o mês de Agosto. Agregados a este festival existem outras iniciativas culturais associadas ao jazz, à literatura, ao cinema e à dança, sendo um mês de intensa actividade artística.

Qualquer altura do ano é boa para visitar a Escócia, no entanto os meses de Inverno podem ser muito desagradáveis com precipitação intensa e muito frio. Desta forma, os meses mais propícios para descobrir a capital escocesa são entre Maio e Outubro. No entanto não se esqueça do impermeável e do guarda-chuva, pois é quase certo que a chuva apareça.

Como se referiu, a KLM encontra-se a promover uma oferta de bilhetes de avião de 184 € com partidas de Lisboa via Amesterdão. Este valor é válido até, pelo menos, Outubro. No entanto, há que referir que a partir de Maio, a companhia aérea de voos baratos low cost easyJet passará a ter ligações directas entre Lisboa e Edimburgo, com preços muito inferiores aos da KLM, sendo possível obter tarifas a partir de 66 euros, ida e volta.

Edimburgo é uma cidade vibrante e animada, ideal para realizar uma escapadinha na Europa.