Moscovo: A Magnificiência da Europa de Leste

As viagens baratas chegaram a Moscovo. A capital russa encontra-se mais acessível a partir de Portugal, desde que em Junho do ano passado, a TAP começou a viajar para esta cidade. Anteriormente, as ligações entre as duas capitais eram asseguradas pela companhia aérea russa de bandeira Aeroflot.

Moscovo é o centro político, económico, cultural e financeiro do país com uma população aproximada de 10 milhões de habitantes. A capital russa é uma das cidades mais caras do mundo e a que apresenta o maior número de bilionários a nível mundial.

Com um clima continental húmido, Moscovo apresenta temperaturas médias anuais de 7 graus, sendo que o período mais frio ocorre entre Novembro e Março com temperaturas permanentemente negativas. A partir da Primavera os dias começam a ficar mais longos e os dias vão ficando mais quentes. Os meses entre Junho e Setembro já apresentam registos médios de temperatura a rondarem os 17 graus. A melhor altura para visitar Moscovo é precisamente durante este período.

Dos locais a visitar destaque-se obviamente a Praça Vermelha, o Mausoléu de Lenine, a Catedral de São Basílio, o Kremlin, a típica e turística rua de Arbat, o Teatro Bolshoi, a Galeria Tretyakov, a Ópera Novaya, o Museu de Artes Pushkin com obras de Monet, Cézanne, e Picasso, o Museu de História do Estado, a Torre Ostankino, ou o Arco do Triunfo na avenida Kutuzov.

Se visitar todos os lugares referenciados fica com uma ampla visão da cidade, no entanto não deve perder ainda a visita a algumas estações de metro, que são autênticas obras de arte, como é o caso das estações Komsomolskaya e Novoslobodskaya. Cada viagem de metro custa sensivelmente 65 cêntimos. Numa visita pelas diversas artérias de Moscovo pode ainda verificar algumas particularidades arquitectónicas com a mistura de estilos que vão desde o czarismo, passando pelo realismo socialista ou pelos temas clássicos.

Note que para visitar a Rússia é necessário passaporte e visto. Para mais informações consulte a Embaixada da Rússia em Portugal situada na Rua Visconde de Santarém, 57, em Lisboa.

A TAP voa directamente de Lisboa para Moscovo com bilhetes de avião desde 375 €. No entanto, existe uma outra opção mais barata, através da companhia aérea Swiss com bilhetes de avião desde 305 €, com escala em Zurique.

Para obter viagens baratas para Moscovo consulte uma agência de viagens ou os sites das companhias aéreas.